A terceirização de funcionários está sendo cada vez mais usada pelas empresas. Além dos facilites, outros setores podem ser beneficiados com esse tipo de contrato. Mas como saber qual é o momento certo para contratar, por exemplo, operadores de caixa por meio da terceirização? 

Além de contribuir para a redução de custos e melhora na produção e atendimento, a estratégia, se feita da forma correta, pode diminuir o absenteísmo. Quer saber como isso é possível? Acompanhe o conteúdo! 

O que é absenteísmo?

É um dos indicadores mais importantes da gestão de pessoas em uma empresa. Absenteísmo é uma palavra com origem no latim e significa “estar fora ou ausente”. O absenteísmo nas empresas está relacionado às faltas, ausências ou atrasos constantes dos funcionários em um determinado período.

As ausências frequentes — mesmo quando justificadas — interferem diretamente no funcionamento da empresa, na produtividade e no relacionamento da equipe. As faltas acontecem por diversos motivos, e alguns deles podem estar relacionados com a maneira com que a empresa se relaciona com os funcionários. Conheça alguns dos gatilhos mais comuns:

Doenças e questões de saúde

Milhares de pessoas se ausentam do trabalho todos os dias para cuidar da saúde física ou psicológica. Algumas vezes, os problemas podem ser causados pelo próprio ambiente de trabalho. As doenças ocupacionais podem ser ocasionadas pelo exercício inadequado da profissão, esforço excessivo, entre outros fatores.

Problemas pessoais e situações imprevisíveis 

Não podemos nos esquecer de que funcionários são pessoas — e não máquinas. Dilemas de ordem pessoal, como dívidas ou problemas escolares dos filhos, podem acarretar em faltas. Dificuldades com a mobilidade urbana, principalmente nas grandes cidades, também colaboram para o aumento dos atrasos ou absenteísmos parciais.

Deficiência na infraestrutura 

Nenhum funcionário gosta de ir para um local que não oferece uma infraestrutura adequada para exercer o trabalho. Da mesma forma, um local bagunçado, mal iluminado ou sujo também contribui para o aumento do absenteísmo. Por isso, cuide do ambiente de sua organização e veja um aumento nos níveis de produtividade e uma diminuição das faltas.

Falta de motivação 

Profissionais desmotivados tendem a faltar e se atrasar mais vezes. Seja para procurar novas oportunidades de trabalho, participar de entrevistas ou por puro desânimo de exercer a função. Por isso, é importante atentar para o nível de satisfação do seu pessoal — isso pode ser feito, observando os índices de absenteísmo ou por meio de pesquisas, como o NPS (Net Promoter Score).

Como as ausências podem afetar a empresa?

A ausência de um funcionário no posto de trabalho gera custos para a empresa. Além da queda da produtividade, que prejudica o alcance das metas estipuladas pela direção, há — no caso de faltas justificadas — o pagamento do salário pelo profissional que não está trabalhando.

Existem também prejuízos indiretos, como é o caso do descontentamento dos outros funcionários da equipe, que precisam cobrir o empregado, e a diminuição da qualidade do serviço. 

Como posso evitar o absenteísmo?

As causas do absenteísmo variam de acordo com a empresa. Por isso, o primeiro passo é identificar quais são os motivos das ausências excessivas na corporação.

Mas é fato que todas as ações para melhorar o clima organizacional vão diminuir as ausências e outros índices, com o turnover — a rotatividade de funcionários. Nesse sentido, a terceirização de parte da equipe pode contribuir para a redução desses indicadores.

De que forma a terceirização combate o absenteísmo?

Primeiro, é importante destacar que a Lei da Terceirização foi alterada em março de 2017 e, entre outras mudanças, passou a permitir que qualquer atividade da empresa seja terceirizada. Portanto, é legal que um supermercado contrate uma empresa especializada em fornecer os serviços de operadores de caixa. 

Conheça alguns dos benefícios da terceirização!

Otimização do tempo 

Ao contratar uma equipe especializada e treinada para realizar determinada função, o trabalho tende a ser realizado com mais fluidez e o tempo é melhor gerenciado. Atividades complexas que, geralmente, são de responsabilidade do setor de Recursos Humanos — como processos seletivos — serão de responsabilidade da empresa contratada. 

Melhora na qualidade do serviço

As empresas de terceirização estão sempre atentas às tendências do mercado das áreas em que atuam. Isso garante mais efetividade e qualidade na contratação dos funcionários e em seus treinamentos. Trabalhadores mais qualificados e experientes garantem uma melhora na qualidade dos serviços oferecidos.

Crescimento do negócio 

Com a otimização do tempo e a melhora na qualidade dos serviços, o resultado não poderia ser outro além do crescimento do negócio. Empresas pequenas, médias e grandes usam essa estratégia para se desenvolverem em um cenário competitivo.

Redução de custos

Por último, mas não menos importante, terceirizar gera economia. O valor pago pela contratação de uma empresa de terceirização é, de modo geral, muito menor do que a contratação de funcionários da forma convencional. Outro benefício é a redução de erros operacionais — que também reduzem gastos.

Qual é o momento de terceirizar os operadores de caixa?

Os operadores de caixa são funcionários fundamentais para o bom funcionamento de um supermercado. Além de serem responsáveis por recebimento de valores, eles lidam diariamente com o cliente final. Se os funcionários desse setor estiverem desmotivados ou faltando demais, todas as outras operações ficam prejudicadas.

Para que isso não aconteça, é necessário investir em treinamentos, qualificação, equipamentos de qualidade e em outras ações — de modo a manter a motivação e a frequência dos operadores. Além de diminuir o absenteísmo, essas medidas vão aumentar a eficiência nas operações e reduzir as chances de erros e prejuízos. 

Outra vantagem é que a empresa contratada para oferecer a mão de obra terceirizada ficará responsável por coordenar as atividades desses profissionais. Isso permite que os gestores ganhem mais tempo para administrar outras áreas do negócio. A terceirização possibilita ter uma equipe de funcionários capacitados para a função e que podem suprir o aumento de demanda em eventos ou datas comemorativas. Nesse sentido, a contratação de mão de obra temporária pode ser extremamente vantajosa para o supermercado, que é um tipo de negócio que tem um grande aumento de demanda em determinados períodos, como na época das festas de fim de ano.

Terceirizar os operadores de caixa pode ser uma ótima forma de melhorar a produtividade e o atendimento aos clientes. Entretanto, como em tudo envolve o mundo dos negócios, é preciso estar atento e ter algumas informações para aproveitar esse tipo de contratação com segurança e qualidade. 

Para ajudar você nessa empreitada, o Grupo Morhena desenvolveu um e-book gratuito com um conteúdo completo sobre esse assunto. Antes de contratar, não deixe de ler o Guia para gerenciar empresas terceirizadas!