Como está o cuidado com os jardins da sua empresa? As áreas verdes estão voltando a fazer parte de todos os projetos paisagísticos em escritórios, condomínios e praças.

E isso não acontece por obrigação ou por passar uma imagem melhor para o público. As empresas estão redescobrindo o poder das plantas sobre a qualidade de vida em um ambiente — principalmente em locais de trabalho!

Mas para tirar proveito desses benefícios, esse canto vivo precisa de atenção e muito cuidado para não causar problemas. Veja por que investir na manutenção da área verde e como garantir que ela seja feita da forma correta:

A importância da manutenção da área verde

Não é raro ver gerentes responsáveis pela contratação de servidores e fornecedores colocarem a manutenção de áreas verdes bem lá no final da lista de prioridades. Principalmente pela pressão por reduzir custos e a necessidade de mostrar resultados concretos e objetivos de gestão, eles deixam esse tipo de manutenção para segundo plano.

No entanto, se preocupar com as áreas verdes — seja em uma empresa, condomínio ou até nas praças da cidade — traz algumas vantagens que nem sempre são conhecidas.

Esses benefícios podem ser indiretos, mas são muito relevantes para a relação entre convivência, trabalho e meio ambiente:

A definição da sua imagem

O que uma praça mal cuidada diz sobre a administração de uma prefeitura? Pois é, a mesma associação de imagem é feita em empresas. O cuidado com áreas verdes traz um valor estético e uma mensagem clara para o público.

Um jardim bem cuidado significa uma empresa com profissionais cuidadosos, responsáveis e preocupados com os detalhes. Esse é o tipo de imagem que dá valor e confiança ao serviço prestado e cria uma conexão emocional com potenciais clientes.

A conservação do projeto paisagístico

Essa é uma extensão do item anterior. Quando um projeto paisagístico é executado, ele engloba todas as características que um empreendimento quer passar para o mercado. Um condomínio, por exemplo, pode definir seu público apenas pela escolha paisagística.

As áreas verdes fazem parte desse contexto. Conservá-las, portanto, é uma forma de reter seus clientes. Ainda mais quando falamos de vida e natureza, a identificação é muito importante. Deixar de lado esse carinho hoje pode causar uma péssima impressão no futuro.

O bem-estar das pessoas

E é claro que quando falamos de natureza, estamos falando de qualidade de vida. Áreas verdes bem cuidadas melhoram o ambiente de trabalho, diminuem o estresse e incentivam as pessoas a serem mais abertas.

Inclusive, iniciativas de interação dos funcionários com as plantas podem melhorar relatórios de saúde no trabalho e aumentar a produtividade geral da equipe.

O custo de deixar para depois

Prevenir é melhor que remediar: tem ditado mais antigo e atual do que esse? Ainda, se a imagem e o bem-estar da empresa não forem suficientes para tomar cuidado com a conservação de áreas verdes, essa é uma prática útil também para o bolso.

Jardins mal cuidados viram um problema depois de um tempo — e um bastante custoso e complexo de resolver.

Principais cuidados na rotina de manutenção

Os benefícios da manutenção da área verde são claros, mas como conservá-la para tirar proveito dessas vantagens?

Essa operação é um pouco complexa e envolve rotinas bem definidas entre gerentes e funcionários (ou prestadores de serviço).

Veja as etapas mais importantes de conservação:

Preparo da terra

A preocupação com adubagem não fica só na hora de plantar a área verde. O preparo da terra deve ser feito, em média, 4 vezes por ano para garantir a saúde das plantas.

Esse é o primeiro número que um gerente deve ter em mente se ele deseja criar uma rotina de manutenção.

Regagem

Essa é a tarefa mais comum de conservação. É só jogar água, certo? Não, não é bem assim. Cada planta, solo, dimensão e clima interferem na rotina de regagem.

Um grande jardim ao ar livre, por exemplo, não pode ser regado da mesma forma que uma pequena área verde interna com ar-condicionado. O ideal é contar sempre com um especialista para definir as melhores práticas em cada caso.

Retirada de plantas daninhas

Um funcionário nocivo pode contaminar a produtividade de toda uma equipe — e a mesma coisa acontece no jardim da sua empresa.

Não se preocupar com a retirada de plantas daninhas pode comprometer e até acabar com a sua área verde.

Poda

Muitas pessoas pensam na poda como uma forma de resolver problemas com espaço ou segurança.

Na verdade, a poda periódica é importante tanto para manter o jardim esteticamente bonito, quanto para garantir a saúde das plantas (principalmente as maiores).

Manutenção do entorno

O crescimento natural das plantas e a regagem constante costumam causar danos ao maquinário, estrutura e acabamentos ao redor.

Essas avarias também denigrem a imagem da empresa e causam uma sensação de desleixo (além de serem possíveis causas de acidentes).

Portanto, além da área verde em si, é importante ter uma rotina de manutenção de tudo o que está em volta, para preservar a harmonia entre construção e natureza.

A terceirização como saída para a manutenção da área verde

É impossível ler este artigo inteiro e não começar a pensar em como é possível manter uma área verde com tantos detalhes e processos.

Não é a toa que a primeira solução imaginada é a terceirização desse serviço.

Empresas especializadas têm a expertise de lidar com essa rotina de cuidados e garantir que o custo-benefício da manutenção seja o mais otimizado possível.

Ao contratar uma prestadora, é papel dela assegurar a qualidade do serviço e garantir a felicidade de todos: do gerente responsável, das pessoas que convivem naquele ambiente e, claro, das plantas também.

A manutenção da área verde não é apenas uma questão ambiental. É uma forma de passar ao público uma imagem responsável e cuidadosa, aumentar a produtividade de funcionários e evitar gastos desnecessários no futuro.

E você, está pensando em contratar uma empresa para cuidar da área verde na sua empresa? Então, entre em contato conosco! Nós temos profissionais capacitados e metodologias bem definidas para atender às suas necessidades com qualidade e carinho.