Asseio e higiene são requisitos básicos para qualquer empresa e estabelecimento comercial, inclusive e sobretudo para aqueles que vendem produtos alimentícios e artigos ligados ao uso doméstico e pessoal. Sendo assim, a limpeza de supermercados é algo básico e essencial, pois contribui para a imagem e a credibilidade da organização junto ao público consumidor.

Nesse contexto, a higienização é entendida como uma obrigação pelos clientes. Entretanto, mesmo tendo ciência dos impactos que isso tem para a empresa, é possível encontrar comércios sujos, bagunçados e sem os mínimos cuidados. Desnecessário mencionar que isso é péssimo para os clientes e, consequentemente, para os negócios.

Ao longo deste artigo, abordamos a importância da limpeza de supermercados e das demandas de higiene em cada setor e tipos específicos de produtos. Além disso, tratamos de como a terceirização pode auxiliar para cumprir corretamente com essa missão. Convidamos para a leitura atenta deste artigo e desejamos, principalmente, que você aproveite todas as informações. Boa leitura!

As demandas específicas da limpeza de supermercados

Um supermercado é um local que possui diferentes ambientes, tanto em sua área interna quanto externa. Assim, cada um dos setores apresenta diferentes necessidades de higienização — e atributos próprios que devem ser levados em consideração quando for iniciado o processo de limpeza.

Essa operação deve obedecer a alguns princípios essenciais, como o tamanho do local a ser higienizado, os tipos de pisos, o fluxo de pessoas, os cuidados específicos com cada produto das prateleiras etc.

Confira, a seguir, alguns dos cuidados voltados aos principais setores de um supermercado:

Setor de perecíveis

A higienização do setor de perecíveis — açougue, peixaria, hortifrúti, frios etc. — deve ser feita, ao menos, 3 vezes por dia. Essa frequência pode ser aumentada, caso haja algum perigo de contaminação.

Ressalte-se que os conceitos de higiene e limpeza não se aplicam somente ao ambiente, mas, também, aos procedimentos de trabalho e roteiros operacionais seguidos pelos colaboradores.

Cestos e carrinhos de compras

Os equipamentos de uso comum, como os cestos e os carrinhos, devem ser constantemente higienizados, pois, circulam por todo o supermercado — inclusive pela área externa. Além disso, eles são manipulados por muitas pessoas e carregados com objetos e produtos diversos.

Por isso, um carrinho pode ser um verdadeiro “viveiro” de germes e bactérias e precisam de limpeza frequente, utilizando, é claro, os produtos corretos para essa finalidade.

Ambiente externo

O conceito de ambiente externo refere-se a garagens, estacionamentos e a fachadas e vidros da loja. Há, basicamente, dois motivos essenciais para a limpeza das áreas externas.

  1. É o primeiro contato do cliente com o supermercado e, portanto, pode afetar positiva ou negativamente a imagem da organização.

  2. Se o ambiente externo não estiver adequadamente limpo ou não for higienizado corretamente, pode haver contaminação cruzada, isto é, a sujeira dessa área pode circular entre os alimentos e contaminá-los.

 A importância da limpeza de supermercados e a terceirização como solução

Os gestores de supermercados necessitam ter muita atenção para acompanhar todos os detalhes do negócio, incluindo a limpeza, aspecto de importância estratégica para a construção da imagem de uma empresa.

De fato, a organização dos ambientes é responsável pela primeira impressão dos novos clientes que estão cada vez mais exigentes e bem informados. Por isso, eles notam a higienização de cada espaço, sobretudo nas seções em que estão armazenados os alimentos.

Ninguém gosta de permanecer em um local sujo, quanto mais comprar comida em uma loja que não tem cuidado com a higiene! Se o alimento estiver contaminado, isso pode comprometer a saúde do cliente e gerar inúmeros problemas, além, é claro, de ser algo extremamente ruim e desagradável.

Para evitar essa situação, existem alguns métodos básicos que são primordiais para um nível mínimo de funcionamento. E a limpeza do supermercado certamente é um deles. Se o local é mantido sempre limpo e higienizado, isso chama a atenção dos clientes, aumentando as chances de fidelização.

Nesse processo, também se inclui a organização dos produtos nas gôndolas e prateleiras, bem como a disposição das mercadorias e demais equipamentos, além da disponibilidade do estoque, reposição de produtos etc. Se esses detalhes básicos passarem despercebidos, o cliente fica insatisfeito e desmotivado para efetuar qualquer compra.

Um ambiente sujo, desorganizado, sem circulação de ar, abafado e até com mal cheiro torna o supermercado extremamente desagradável, os clientes se sentem incomodados, desconfortáveis e totalmente inseguros de efetivar as compras. Isso traz para a empresa uma imagem de desleixo, descaso, irresponsabilidade e falta de comprometimento, afetando profundamente os resultados dos negócios.

Além disso, a falta de limpeza pode danificar os produtos, trazendo prejuízos para a saúde dos consumidores. Há regras e normas específicas outorgadas pela Vigilância Sanitária, que devem ser cumpridas à risca, a fim de garantir o bem-estar de todos.

Para se adequar às regulamentações legais e aos princípios éticos de qualidade — e para assegurar que a limpeza seja um verdadeiro diferencial para a sua organização —, contratar uma empresa prestadora de serviços terceirizados para cuidar dessa operação é uma dica realmente valiosa.

Uma empresa terceirizada — e especializada nesse segmento de atuação — é uma instituição cujas ações prioritárias servem justamente para atender às atividades-meio da contratante, o que inclui os serviços de limpeza e organização de ambientes. Além da larga experiência no ramo, essas organizações sempre contam com uma equipe altamente qualificada para o trabalho, sendo capaz de deixar o local permanentemente impecável.

A limpeza de supermercados como vantagem competitiva

A limpeza de supermercados pode se converter em vantagem competitiva, visto que um ambiente perfeitamente limpo e organizado melhora e muito a imagem da empresa, eleva a qualidade dos serviços prestados e dos produtos ofertados, além de influenciar positivamente no atendimento oferecido.

A terceirização é, de fato, uma excelente alternativa para quem deseja contar com o que há de melhor em termos de higienização e limpeza de supermercados, uma vez que os cuidados de profissionais adequadamente treinados apresenta maiores condições de proporcionar serviços de excelência ao estabelecimento.

Se você deseja saber mais sobre a terceirização de limpeza em supermercados e em outros empreendimentos de grande circulação de pessoas, como shopping centers, entre em contato conosco!