Assegurar a correta limpeza da fachada do prédio é um cuidado que traz inúmeros benefícios para o negócio. Responsável por gerenciar a manutenção predial, bem como a limpeza e conservação de todo o ambiente, o gerente de facilities deve manter-se atento a essa questão.

Este conteúdo tem como proposta auxiliá-lo a compreender melhor as razões para não descuidar da limpeza da fachada de sua empresa, além de dar dicas que tornam essa tarefa menos complexa.

Portanto, se você deseja aprimorar seus conhecimentos, melhorar a sua atuação profissional e ter o seu trabalho reconhecido, não deixe de conferir os tópicos a seguir!

A fachada e a melhoria da imagem do negócio

O consumidor contemporâneo é mais seletivo e exigente ao escolher as empresas com quem pretende fechar negócio. Esse é um dado que revela o quanto os empreendimentos precisam estar preparados para enfrentar o mercado.

Nesse cenário, qualquer detalhe pode fazer a diferença e ser decisivo para a concretização de um negócio, inclusive a fachada do prédio.

Via de regra, a limpeza e a higiene são questões essenciais no cotidiano empresarial, já que um ambiente limpo e organizado transmitem uma imagem de credibilidade e seriedade ao negócio. Para entender melhor, basta imaginar que uma fachada suja pode sugerir desleixo e abandono — e o quanto isso pode ser prejudicial para os negócios. Esse tipo de descuido pode ser fatal e, por isso, deve ser evitado.

Ademais, em caso de negociação, a estética do prédio é um ponto decisivo para a concretização de negócios. Afinal, os investidores preferem apostar naquilo que passa a imagem de segurança e de chances de valorização. Por ser o cartão-postal de sua empresa, é preciso assegurar que a fachada esteja sempre limpa, conservada e livre de infiltrações, rachaduras, vidros quebrados e manchas na pintura.

Um cuidado que vai muito além da estética

Conforme demonstrado no tópico anterior, uma fachada limpa e conservada afeta a imagem da empresa. Mas, é preciso ressaltar que esse tipo de cuidado gera efeitos que vão além da questão visual. A premissa básica para se prolongar a vida útil de um bem é mantê-lo sempre limpo e conservado. Obviamente, isso se aplica à fachada de um prédio.

O descuido com questões básicas pode gerar contratempos muito maiores. Afinal, um problema mais sério — que seria evitado a tempo com uma manutenção preventiva —, pode demandar um alto investimento para ser corrigido — ou até mesmo inviabilizar reparos e exigir substituições de equipamentos, o que é mais caro e demorado.

Assim, é indiscutível que a vida útil do prédio e dos materiais utilizados na fachada está diretamente ligado à maneira e periodicidade com que a limpeza e a conservação desse bem é realizada.

Problemas que podem ser identificados e evitados com a limpeza da fachada

Até aqui, é possível perceber que cuidar da fachada da empresa é uma das maiores responsabilidades de um gerente de facilities. Esse cuidado, mesmo que indiretamente, permite ao negócio se manter produtivo e alcançar os melhores resultados.

Além disso, com essa ação, muitos problemas podem ser identificados e evitados, impedindo que o negócio tenha prejuízos no futuro. Veja, a seguir, algumas falhas que podem ser observadas e corrigidas:

Rachaduras

Durante a limpeza da fachada, os funcionários responsáveis podem aproveitar para realizar uma pequena vistoria em busca de rachaduras no prédio. É importante enfatizar que esse tipo de defeito, além de afetar a estética do prédio, pode comprometer a estrutura, já que essas fendas podem se espalhar.

Por isso, a dica é procurar por trincas e fissuras na pintura — com a pressão da água elas podem evoluir para uma rachadura. Se o prédio possuir revestimento de cerâmica, redobre a atenção, pois as rachaduras podem fazer com que as peças se desprendam, causando acidentes ao cair no chão.

Infiltrações

Infiltração é outro problema estrutural grave que pode ser identificado e evitado por meio de um processo de limpeza recorrente.

De modo geral, essa falha costuma comprometer o revestimento do prédio, causando manchas e até a queda de pastilhas, pedras e cerâmicas. Ademais, as infiltrações atingem o interior do prédio, facilitando o estufamento da parede e a incidência de mofo, responsável por inúmeras doenças respiratórias e mal cheiro.

Danos à vidraça

Atualmente, é fácil encontrar prédios com uma fachada inteira de vidro. Esse visual moderno e bonito tem caído no gosto das empresas e faz parte de muitos projetos de arquitetura e engenharia. No entanto, o vidro é um material que requer cuidados especiais.

Caso a sua fachada tenha sido planejada em vidro, é preciso assegurar uma limpeza periódica. Deixar esse tipo de limpeza em segundo plano é um erro que pode comprometer a beleza das vidraças e contribuir para a fixação de sujeiras e resíduos difíceis de serem retirados depois.

Uma manutenção eficiente na fachada de vidro evita infiltrações, trincas e manchas — causadas por poeira ou pelo uso de produtos químicos impróprios, como solventes. Nesse tipo de material, é indicado que a lavagem seja feita a seco. Assim, basta escolher um bom produto, borrifar na superfície e realizar sua remoção com um rodo específico para a tarefa.

Outro ponto que merece atenção é a segurança dos profissionais que executarão a limpeza. É fundamental que eles estejam seguros durante todo o processo, principalmente quando precisam ficar por fora do prédio para realizar o processo. Por isso, confira se todos estão com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e se os materiais utilizados são seguros.

A contratação de uma empresa terceirizada pode ser uma estratégia inteligente, já que os funcionários são especialmente treinados para esse tipo de função mais complexa e perigosa.

Ao longo do artigo ficou demonstrado que a limpeza da fachada de um prédio, seja ele residencial ou comercial, é muito importante para a conservação e para a valorização do imóvel. No caso de empresas, manter essa área limpa e higienizada contribui, ainda, para manter uma imagem de negócio bem-sucedido. Depois de todas essas informações e dicas, você se tornou capaz de planejar com eficiência um cronograma de limpeza e traçar estratégias para executar esse trabalho com qualidade.

Se você está com dificuldades para limpar a fachada de sua empresa, entre em contato conosco! Teremos o prazer em ajudá-lo!