Absenteísmo é quando o colaborador se ausenta do trabalho por qualquer motivo. E esse é um enorme desafio aos gestores, pois quando o índice de faltas é considerável, a organização perde em produtividade e sincronia — e ainda sobrecarrega os profissionais, que terão trabalho em dobro para realizar.

Por isso, é importante atentar para algumas estratégias simples que têm o poder de minimizar e, em alguns casos, eliminar o absenteísmo nas empresas. O objetivo deste artigo é explicitar essas ações, trazendo dicas de como diminuir a ausência dos colaboradores, como é o caso da terceirização dos serviços. Ficou interessado? Então siga a leitura deste post e confira:

Realize uma pesquisa de clima organizacional

Muitas vezes, os profissionais estão insatisfeitos com algum aspecto organizacional e não têm espaço para revelar suas insatisfações. Logo, a atitude é demonstrar que há um problema com ações secundárias — e o sintoma mais comum do descontentamento no trabalho é o absenteísmo.

Em alguns casos, é inviável abrir espaço para que cada pessoa aponte suas questões individualmente. Por isso, é importante realizar uma pesquisa de clima organizacional, considerando que as questões elaboradas devem apresentar aspectos que a empresa está disposta a mudar no caso de feedback negativo.

Se uma pesquisa de clima é realizada e nada é feito com os resultados, ela pode gerar um efeito contrário ao esperado. No entanto, uma pesquisa bem aplicada — e que gera soluções para os problemas — pode eliminar o absenteísmo por motivos não graves.

Promova a saúde e a motivação

Ofertar um bom plano de saúde ao colaborador — em que a família possa ser inclusa e os encargos sobre o salário sejam mínimos — é uma estratégia muito inteligente para manter seus profissionais motivados. Como as pessoas passam a maior parte dos dias no trabalho, é inevitável que desconfortos físicos ocorram. Assim, quando os trabalhadores não possuem um amparo médico adequado, as condições de saúde podem ser agravadas, gerando o absenteísmo. Afinal, não há possibilidade de trabalhar doente, certo?

Por isso sempre aposte no bem-estar do profissional, mantenha um espaço de trabalho ergonômico e organizado e apresente palestras para reforçar a importância dos cuidados com a saúde. É interessante conscientizar o colaborador sobre a alimentação saudável, observando se os horários de almoço fornecidos pela empresa são suficientes para eles possam se alimentar de maneira adequada. Esses detalhes fazem toda a diferença.

Além dos cuidados com a saúde física, é importante atentar para o lado emocional dos seus talentos. Como o ritmo de trabalho nas corporações é cada vez mais acelerado, muitas vezes é inevitável ter insegurança em relação à estabilidade na empresa. Mostre para os empregados que os gestores também se preocupam com essas questões e que a empresa vai fornecer o suporte necessário, para que eles não se tornem obsoletos em seus postos, como treinamentos e capacitações.

Disponibilize, também, o apoio de um psicólogo para a equipe. A depressão é uma das doenças que mais afastam colaboradores de suas atividades. É preciso deixar claro que a empresa prestará todo o auxílio necessário em caso de doença.

Atitudes como essas garantem talentos engajados e comprometidos com as atividades, pois conseguem notar que esse sentimento de compromisso é recíproco — e que a empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários.

Promova a cultura empresarial

Fazer com que o colaborador se sinta parte integrante da organização é primordial para que ele se mantenha engajado e evite faltar sem que haja um motivo sério. Por isso, promover a cultura empresarial é fundamental para fornecer esse sentimento de unidade entre o público interno e o negócio. O trabalho deve ser apresentado como um serviço prazeroso — e deve ficar claro que o crescimento da companhia representa, ao mesmo tempo, a ascensão do profissional.

Crie uma estratégia para difundir a cultura organizacional e a exponha de maneira clara, imparcial e objetiva. Com isso, é possível reter os profissionais e torná-los fiéis à empresa, buscando sempre aprimorar suas habilidades e aumentar sua produtividade. É importante conseguir que a equipe veja na ausência uma perda de oportunidades e, por isso, se empenhe ao máximo para diminuir o absenteísmo.

Apostar em um bom plano de cargos e salários é também uma excelente estratégia para manter seu pessoal motivado. Mostre a eles que as políticas da empresa se baseiam em um empenho máximo, para que os colaboradores cresçam na mesma proporção em que a empresa cresce — e que isso só será possível se houver dedicação e integração aos projetos. Deixe claro que a presença no trabalho é uma vantagem — e não um pré-requisito para evitar punições.

Considere contratar colaboradores terceirizados

A terceirização das operações têm se mostrado uma das melhores opções para eliminar o absenteísmo nos negócios. Com ela, a organização vai receber profissionais já qualificados e treinados, o que garante o nível dos serviços e minimiza custos com treinamentos. Além disso, contratando uma empresa terceirizada, é possível substituir os colaboradores, caso eles precisem faltar. Logo, elimina a possibilidade de ausências e garante uma queda no absenteísmo.

É possível realizar a terceirização da área de limpeza, que é um setor muito importante para o bom desenvolvimento do dia a dia empresarial. Outra área essencial para o bom andamento dos processos organizacionais e, que deve ser terceirizado, são os serviços de conservação e apoio administrativo. Dessa forma, o gestor poderá focar tempo e energia nas estratégias do negócio, pois será capaz de contar com uma equipe competente, que não vai deixar inertes as atividades em decorrência da necessidade de ausências.

Como visto, ações simples e práticas são capazes de diminuir consideravelmente o índice de absenteísmo nas empresas e garantir vantagens competitivas. Conhecer seu público interno por meio de pesquisa de clima, promover melhorias com estratégias de motivação e consolidar a cultura empresarial são tarefas que podem alavancar os resultados do negócio de forma geral.

Além disso, considerar a contratação de profissionais terceirizados para garantir uma equipe de qualidade — sem a necessidade de investir em treinamentos — é uma resposta inteligente para promover a resolução dos problemas.

E então, gostou do nosso artigo? Está preparado para lidar com o absenteísmo em sua empresa? Confira nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens da terceirização de facilities e tire as suas dúvidas sobre o assunto!