Técnicas, produtos e equipamentos de limpeza são questões que requerem muita atenção e em um ambiente empresarial — em que a manutenção é difícil e as falhas ficam mais evidentes — esses cuidados devem ser ainda maiores. Afinal de contas, a condição de higiene impacta na imagem da corporação.

Quer saber como garantir os melhores serviços de limpeza e higienização? Continue com a leitura deste post!

Adote um planejamento estratégico

A higienização é uma das operações que compõem os processos de qualquer companhia. Por isso, esse é um assunto que deve ser tratado com muita seriedade — e ter um cronograma e uma boa programação são indispensáveis, seja para alugar os maquinários ou para contratar uma prestadora de serviços, 

Antes de tudo, é necessário ter um planejamento subdivido por área. Para cada local, defina a técnica que será usada, os produtos que serão aplicados, a periodicidade das intervenções e os profissionais responsáveis pelas atividades. Nesse sentido, o primeiro passo deve ser a escolha de uma empresa com expertise em limpeza e conservação

Ao decidir por uma terceirizada, é preciso escolher organizações que dominem esses métodos a fundo. Exija que as postulantes ao contrato visitem as instalações da companhia antes de apresentar o orçamento.

Peça que a empresa elabore fichas de execução de limpeza diária para cada ambiente vistoriado. Isso é muito importante para garantir a ordem. Esses registros devem conter informações como:

  • ambiente a ser limpo;
  • procedimento a ser adotado (varredura, lavagem, aspiração etc.);
  • de quanto em quanto tempo o processo será efetuado;
  • quais produtos e quais maquinários serão utilizados;
  • profissionais responsáveis por área. 

As condições de higiene de uma empresa são como um cartão de visitas. Por isso, não se trata apenas de saúde e estética. Uma corporação com a limpeza impecável demonstra o quanto ela se preocupa com seus colaborares e com seus clientes.

Há empresas que assinam até acordos de compliance com as terceirizadas, para garantir a qualidade total. Por meio dessa prática, as companhias assumem o compromisso de respeito a todas as leis e regulamentos do setor — com o objetivo de alcançar a excelência na prestação de serviços.

Assim, a qualidade tem mais garantias, pois são criados métodos e esforços para completa obediência às normas do segmento. Isso inclui planos de ação para evitar acidentes, dosagem adequada para impedir desperdícios, cuidado no manuseio de substâncias e muito mais.

Tenha políticas de prevenção de acidentes

O conhecimento técnico sobre as operações de higienização é essencial para evitar acidentes, tanto com pessoas como com o patrimônio dos clientes. Isso porque os produtos de limpeza contêm elementos químicos perigosos.

Um pequeno detalhe, como o uso do detergente inadequado para o tipo de material, pode provocar manchas e outros danos, ou até deixar o piso escorregadio e propício a acidentes. Por essa razão, tanto ao optar pela terceirização como ao locar os equipamentos de limpeza, o treinamento da equipe é imprescindível. 

Por exemplo: é necessário tomar uma série de cuidados para lavar pisos e escadas, pois os escorregamentos podem causar lesões graves. Em lugares com grande circulação de pessoas, inclusive de idosos e crianças, a atenção deve ser redobrada, como no caso de shoppings.

Nunca se esqueça de informar ao público quando o piso estiver úmido ou molhado. Use placas de sinalização de segurança nos padrões exigidos pela legislação.

Outra preocupação importante é com relação ao risco de choques elétricos. Em diversos ambientes há muitos fios e tomadas. Por isso, lembre-se de que a água transmite eletricidade e, perto de interruptores e aparelhos eletrônicos, seu uso deve ser muito consciente e ponderado.

Além dessas dicas, confira abaixo alguns conselhos na hora de contratar uma terceirizada:

  • observe muito bem o contrato;
  • verifique se a contratada cumpre as leis trabalhistas e fiscais;
  • exija comprovante de pagamentos e certidão negativa de débitos;
  • não permita que os profissionais trabalhem sem os acessórios de segurança;
  • tenha atenção especial com o uso de EPI (Equipamentos de Produção Individual), principalmente na limpeza de locais perigosos ou insalubres, como fachadas de prédios.

Busque produtos e aparelhos adequados a cada tipo de superfície

Muitas vezes desvalorizada, a higienização dos ambientes é praticamente uma ciência. Afinal, é preciso saber o produto certo para cada tipo de superfície a passar pelo processo de purificação. Além disso, para evitar desperdício — e até mesmo garantir a eficiência plena —, é necessária a dosagem certa. 

A higienização inadequada de computadores, aparelhos de telefone, fax, impressoras e roteadores de internet pode, por exemplo, até interromper os serviços de uma companhia. Nesse sentido, os cuidados com limpeza de escritórios devem contar com excelente nível profissional. Veja alguns pontos que devem ser observados:

Pisos frios

O porcelanato não pode receber substâncias abrasivas como a cera, usada geralmente para dar brilho. Esse tipo de pavimento também não reage bem à soda cáustica, aos ácidos e ao sabão em pó.

Esses itens danificam o esmalte do porcelanato, provocando manchas. Até o cimento queimado requer atenção, pois nunca pode ficar molhado. Caso contrário, a sujeira gruda e fica muito mais difícil de remover. Com a variedade enorme de tipos de materiais usados no chão, os profissionais ou a terceirizada têm de ter know-how em remoção de sujeira

Produtos tóxicos

O manuseio dos produtos químicos é uma das partes mais delicadas na extração de resíduos. A simples mistura malfeita pode resultar em reações com alto grau de toxidade ao meio ambiente e risco à saúde. Verifique a fórmula e a composição. Veja abaixo algumas fusões proibidas.

  • água sanitária e amônia: essa combinação libera gases explosivos;
  • sabão em pó e água sanitária: juntos, eles passam pela neutralização de suas propriedades, o que prejudica a eficiência. Além disso, causa corrosão em algumas superfícies;
  • cloro e amônia: quando em contato, essas substâncias originam a cloramina, que, além de liberar gases tóxicos, tem uma remoção que exige um processo complicado;
  • água sanitária e água oxigenada: essa associação de produtos causa graves intoxicações em pessoas e animais;
  • nitrato de potássio e detergente: essa mistura é outra a emitir gases tóxicos perigosos, que causam problemas respiratórios e na pele.

Carpetes

Os carpetes também exigem procedimentos específicos. Por exemplo: o aspirador de pó deve ser passado nos sentido das fibras e a vassoura comum não pode ser usada, pois suas cerdas danificam o material.

Para remover as manchas, é preciso avaliar o tipo de substância que a causou e escolher o produto específico para a extração. Procure limpar assim que cair alguma coisa sobre o carpete, porque a sujeira seca demanda um procedimento mais complexo.

Escolha empresas com maquinários modernos

Além dos cuidados que já mencionamos, a limpeza profissional carece de aparelhos modernos e adequados para cada tipo de procedimento.

Há máquinas limpadoras de carpetes com bocais que se adéquam à superfície, por exemplo. As fibras de cortinas, de estofados e de bancos de veículos são diferentes entre si, o que exige a velocidade e a técnica de sucção correta.

Em indústrias — principalmente as de processamento de carnes e as automotivas — a lavadora de alta pressão é fundamental, pois apenas o trabalho manual de funcionários não é capaz de remover a sujeira de modo seguro.

Para isso, há uma gama de lavadoras de alta pressão, de água fria ou quente, movidas a eletricidade ou a motores de combustão, móveis ou estacionárias. Uma empresa séria e de qualidade pode indicar os melhores equipamentos para cada caso.

Técnicas e equipamentos de limpeza, portanto, precisam ser cuidadosamente definidos e monitorados, a fim de que a eficiência seja garantida. Com os métodos corretos, é perfeitamente possível reduzir os custos com a higienização sem precisar deixar o nível de qualidade cair.

Para isso, basta fazer a escolha apropriada de produtos, de máquinas e de processos. E você? O que achou do nosso post? Quer saber mais sobre soluções de facilities? Então, entre em contato com a gente!