É muito comum o contrato de um serviço terceirizado para a limpeza e conservação de empresas em geral. Não à toa, encontrar parceiros que cuidem dessa parte da gestão de uma companhia, é um grande facilitador para quem procura, principalmente, por economia.

Além disso, terceirizar esse serviço ainda oferece a comodidade de contar com uma equipe já bem treinada, especializada e pronta para atender o seu negócio da melhor forma. Mas, é muito importante que você escolha com muita atenção a empresa, ok?

Para isso, você deve considerar alguns fatores que farão toda a diferença nesse processo de contratação de um serviço terceirizado.

Confira 8 dicas para acertar ao fechar um trabalho com uma empresa de limpeza e conservação!

1. Analise a experiência no mercado

Um dos principais fatores no momento de fechar o contrato com a empresa de limpeza é verificar se ela possui experiência no mercado. O motivo é bem simples: quanto mais trabalhos a terceirizada já fez, mais ela está preparada para atender você. Vale lembrar que a experiência garante uma bagagem de conhecimento muito importante!

Você também pode conversar com outros gestores que já trabalharam com a companhia de limpeza e conservação e checar como tudo ocorreu. Assim fica ainda mais fácil de você saber como funciona a sua dinâmica.

Outra dica para ajudar você nisso, é acessar as redes sociais da empresa, o site oficial e blog, se houver. Dessa forma é possível entrar ainda mais no cotidiano da companhia e notar de que forma eles se comunicam com clientes e funcionários!

2. Pesquise sobre a solidez da empresa

Para que você não seja pego de surpresa, avaliar a solidez da terceirizada é mais que importante, é fator determinante para você fechar o contrato! Isso garante a você analisar a saúde do futuro serviço a ser negociado.

Muito mais que isso, você pode averiguar se a empresa já passou por algum processo trabalhista e se ela tem os serviços em compliance, ou seja, se está em total sintonia com as regras propostas.

Uma outra maneira de ficar ainda mais informado sobre esse fator, é pesquisar há quanto tempo a empresa está atuando no mercado. Veja bem, atuar no mercado é diferente de experiência, pois, muitas vezes a terceirizada existe há 50 anos, mas com pouquíssimos trabalhos realizados.

3. Veja como é o treinamento da mão de obra para a limpeza e conservação

Outro fator essencial na escolha de uma empresa de limpeza é saber como é feita a qualificação de seus colaboradores. Pergunte isso logo no primeiro contato com a terceirizada, questione como são feitos os treinamentos dos funcionários, o quanto são ágeis, atenciosos e prezam pela segurança, principalmente se o ambiente será uma indústria ou hospital.

Mais do que nunca, um colaborador bem treinado é uma pessoa que está apta a enfrentar situações que não estavam previstas, e desempenhar com excelência o que lhe é proposto. Além de dominar a área em que trabalha, oferendo soluções mais inteligentes para qualquer problema.

Esses aspectos serão fundamentais para que você não feche contrato com uma empresa que prioriza mão de obra barata e sem a qualificação adequada que o seu negócio necessita.

4. Confira os padrões de qualidade das ferramentas usadas

Para ajudar a equipe de limpeza, nada melhor do que os utensílios corretos para essa tarefa, certo? Portanto, inclua este item na sua lista de prioridades na análise da futura prestadora de serviços. Veja se os recursos conseguem economizar água, energia elétrica e eventuais produtos de limpeza.

Nesse último item, reforce o quanto a empresa precisa fazer a higienização do ambiente com os produtos corretos, e considerando o menor risco possível de danificar as superfícies e objetos.

5. Dê atenção especial aos equipamentos de segurança dos funcionários

Você com certeza já deve saber que para a realização de determinadas atividades é obrigatório o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para as áreas de limpeza e manutenção, por exemplo, isso também é necessário.

Ou seja, uma empresa correta oferece a todos os seus colaboradores os equipamentos essenciais para o trabalho com segurança. Vale ressaltar que isso pode evitar alguns acidentes e processos trabalhistas!

6. Verifique a disponibilidade de atuação

Já pensou se você precisa de uma grande equipe de limpeza e a prestadora de serviços só envia poucos funcionários para a tarefa? O ideal é que você veja também qual o tamanho do quadro de funcionários que a empresa possui, além da disponibilidade de oferece-los quando você mais necessita.

Se você precisa de um serviço por mais horas, também é viável que confira se a empresa pode satisfazer essa missão.

7. Pergunte sobre a disponibilidade de frotas

Você já sabe como a terceirizada de limpeza vai garantir que a sua equipe e seus respectivos equipamentos cheguem até você? Isso possibilita ainda organização e maior pontualidade no serviço. Então, vale a pena checar se o contrato envolve esse item também!

Sem contar que um serviço mais completo envolvendo o transporte dos funcionários, ainda permite a você ficar mais tranquilo quanto a gestão da terceirização desses trabalhadores.

8. Acompanhe de perto o atendimento

Tente ficar bem próximo do atendimento realizado em todas as etapas do contrato. Um bom acompanhamento é um dos fatores mais determinantes para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível. Isso se dá através de uma comunicação clara, aberta e com total disponibilidade entre fornecedora e contratante.

Não se esqueça que um bom atendimento pode fazer o trabalho ser ainda melhor! Só assim a empresa saberá, de fato, o que você precisa e, durante esse contato que deverá ser frequente, ela atenderá os seus desejos considerando todos os seus apontamentos.

Com essas dicas, você verá o quanto fica mais fácil e tranquilo a contratação de uma prestadora de serviços em limpeza e conservação. Após o primeiro trabalho realizado, que tal oferecer um feedback à empresa que você contratou? Dessa forma você ainda pode fechar uma parceria duradoura sempre que precisar e com ótimos resultados!

Gostou? Entre em contato conosco e veja de que maneira podemos atende-lo da melhor forma!